38ª Prova - 1ª Maratona (42,195km)

Indianapolis Monumental Marathon
03/novembro/2012 - Indianapolis, IN, EUA
 
Olá, tudo bem? Espero que sim. Eu estou bem Graças a Deus! Férias acabaram, agora voltar ao trabalho para em breve nova etapa na vida e no trabalho. Mas agora é hora de postar como foi a minha participação na primeira maratona!
Foram 4 anos antes da minha 1ª maratona, 37 provas (totalizando 418km de provas de corridas de rua (5km, 7km, 8km, 10km, 13km, 15km, 18km, 21km). E com esta 38ª + 42km totalizando 460km em provas de corridas de rua, onde em 2012 foi minha 15ª prova. Tinha como meta para este ano correr uma maratona que a distância oficial é 42km 195metros. Porém disse para mim mesmo, que só iria me arriscar se antes participa-se de 4 Meia Maratona (21km97,5metros = 21,1km). Feito isto, pesquisando na internet achei uma maratona que seria no dia do meu aniversário, na cidade de Indianapolis, Indiana, EUA. Como estava me programando para viajar para lá nas férias, fiz a inscrição e o foco 2012 foi esta maratona, esta data. Confesso que os treinos não foram o suficiente, ou mais adequado. Mas meu objetivo era concluir, não estava preocupado com tempo, porém... Meu monitor de Frequencia Cardiaca da Polar RS800cx coloquei para gravar os intervalos de r-r (eletrocardiograma) a cada 1s, então memória era de 4h30min. Querendo ou não tinha que tentar fazer no máximo este tempo. Mas inicialmente era entre 4h e 5h. Onde o tempo máximo para realização da prova era 6h pela organização do evento.
Então na noite anterior fui retirar o kit de corrida no Indiana Convention Center em Indianapolis e como recomendado, deixei tudo separado na noite anterior. Roupas, 2 meias, band-aid (estava com calos por causa dos tour na semana anterior que caminhei bastante), bandeira do Brasil, 8 energéticos em gel GU, e balas GU, número do peito, frequencimetro, ipod, gps Polar para verificar percurso no final, mas principalmente para me informar no momento que estava correndo qual o pace que estava correndo em min/km (tempo p/ percorrer 1 min). Objetivo era tentar manter entre 5h40min/km e 6min/km (10km/h).
Claro que apesar de tentar não estar ancioso para a corrida, a ansiedade bateu e acredito que devo ter dormido se 5h foi muito na noite anterior. A largada era 8h e tinha que sair da casa em Carmel, IN as 6:45 da manhã. Café da manhã foi 1 maça e pastilha de GU em 500mL de água. E na noite anterior não jantei massas como gostaria, mas "tranquilo". O percurso da prova é este, só clicar, abrirá nova janela: YouTube - Percurso
Vídeo da largada: YouTube - Largada, e como alguns sabem, a Maratona de New York que seria no dia 4/novembro 1 dia dps da que eu corri, e foi cancelada devido ao furacão Sandy. Alguns corredores vieram para Indianapolis correr: YouTube - Record numbers run in Monumentla Marathon (em Inglês).
Segue um link da Maratona (O que é?, história,...). Com temperatura próximo de 3ºC foi dada a largada da 5th Indianapolis Monumental Marathon as 8h. Acredito que demorei cerca de 6 a 7 minutos para chegar a largada, havia aproximadamente 10mil corredores, onde tinha distância de 5km, meia maratona e maratona. Já havia corrido 7 provas de meia maratona, em treino acredito que o máximo que fiz de distância foi 25km, então o psicológico influencia, pensava, será que conseguirei fazer os 42,195km?
Segue link de um vídeo bacana de um ponto de distribuição de água/gatorade: YouTube - Água/Gatorade. Durante a prova o chip de cronometragem era junto com o número do peito, o qual achei bacana e bem mais prático! Como a corrida era em milhas, tinha marcação de 10km, 21km, 30km. Apesar de estar correndo em min/km e não min/milha. A cada 5km tomava 1 gel energético. Podia cadastar e-mail ou celular EUA para quando eu passase por pontos especificos, receberem meu tempo na distância que estava, quase em tempo real, muito show.

 
KM 10


Fiz a Meia Maratona em 2h04min18seg. E os 30km em 3h55seg, até então estava correndo os 30km. No KM 33 começou a cair como se fosse neve/gelo. Ou seja daí para frente temperatura baixou, começou a chover e o rendimento com isto caiu também. Próximo ao KM36-37 começei a revezar corrida/caminhada. e por volta do KM40,5 senti que o músculo da coxa não estava normal, e preferi dar uma caminhada, e foi assim, controlando o tempo da prova, e o ritmo caminhada/corrida.
E esta no final, só + 2km..Vídeo que fiz You Tube - Parte 1
E está na hora de abrir a bandeira brasileira, para cruzar a linha de chegada!!! últimos metros (que pareciam KM`s rs)
 E na reta de chegada, com certeza a emoção, e a sensação de CONSEGUI é muito show. O vídeo de chegada: YouTube - Chegada Lucas
E as fotos:
 
Vídeo do percurso da Maratona
 
 
Detalhes do gasto calórico segue link 42km Indianapolis, IN - EUA 03.11.2012 08:09

Abraço, valeu pelo apoio sempre! E que venham muitas maratonas...

Comentários

Postagens mais visitadas