29ª Prova

2ª Meia Maratona de Balneário Camboriú/SC
13/maio/2012 - Balneário Camboriú/SC

Olá pessoal tudo bem? No dia 13 de maio estive participando da minha 5ª meia maratona (21km), sendo a segunda neste ano. Vídeo do evento Meia Maratona de BC.
Corri na cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. Lugar "chato", com um visual excelente. Meus pais foram juntos comigo. Foi corrido, saimos de Telêmaco no Sábado cedo, chegando em B.C. fomos direto ao Hotel Mercure para a retirada do kit. Depois fomos almoçar perto do apt. Pensa num rodízio de picanha (c/ sal grosso, c/ mostarda, alho e óleo, c/ queijo, c/ manteiga)... Tava bom hein, e depois umas comprinhas no camelódromo. E Sábado a noite era dia de deixar tudo separado para corrida de domingo, como sempre o ideal é deixar tudo separado um dia antes da corrida.
No Domingo pela manhã a largada foi na praça Almirante Tamandaré, próximo ao Hotel Mercure. No domingo pela manhã o amanhecer com o mar ao fundo foi muito bonito. E estava animado para correr na praia, pois a nível do mar a respiração fica mais fácil. Pela manhã a temperatura era de 14°C, clima agradável para correr.

A largada foi as 7:30 da manhã. O percurso por ser a nível do mar, foi basicamente plano. Só estava preocupado com o morro que tinha que "escalar"... rs. Minha meta para esta corrida era terminar os 21km entre 1h40min e 1h50min, então teria que manter um ritmo de corrida entre 4:45min/km (12,06 km/h) e 5:15min/km (11,4 km/h) Foi na Av. Atlantica próxima ao Hotel Mercure, corremos sentido a Barra Sul, até o teleférico e depois voltamos sentido Barra Norte. Na Barra Sul, conseguia ver a Praia Brava onde iriamos correr, pensei é chão... Mas vamos lá.Tinha esqueçido meu óculos de Sol no carro, por volta do KM 6, meu pai estava lá tirando foto e uma das fotos ele tirou a hora que estava pegando o óculos, ele c/ a máquina fotográfica em uma mão e o óculos de sol na outra. Vídeo da largada Meia de Balneário com os Loucos por Corridas

Por volta do KM 10 chegando no final da barra norte, o temido morro, da Av. Rui Barbosa que liga Balneário Camboriu/SC a Praia Brava - Itajaí/SC, já havia passado de carro, e sabia que correr ali não seria nada fácil. Então foi muito psicológico a subida, falava para mim mesmo, não vou caminhar! não vou caminhar! nesta hora estava trotando, correndo bem devagar quase que "escalando" o morro, só que nos 50mts finais não deu, tive que caminhar a FC estava a 107% (FC Máx)
Logo no começo da descida, próximo ao Hotel Infinity Blue Recanto das Águas Resort & Spa, havia ponto de hidratação com isotonico. Nesta hora quase derrubei sem querer um participante, rs; Levei o braço direito para pegar a garrafinha de isotonico e nesta hora veio um outro atleta, resumindo, não consegui pegar, e ele acabou pegando uma para mim e para ele. E estava ancioso nesta hora para correr na Praia Brava, pois sabia que o visual seria show.
E realmente, foi muito show, valeu muito a pena, certeza que será um lugar que vou correr quando for para Bal. Camboriú/SC novamente.E de lá, dava para ver a Barra Sul, e pensei, corri lá e agora estou aqui, é chão... rs; Mas vamos continuar que falta pouco. É hora de enfrentar de novo o morro, mas agora sabia que era mais "light", consegui percorrer um percurso maior correndo. e no final da subida era hora de caminhar uns 50mts e beber uma água, mas quando vi o fotógrafo, hora de correr rs... e pensa na descida... Mas faltava alguns KM agora uns 2-3km para terminar...

E por fim a chegada... Mais uma corrida de 21km. Acredito que devido ao morro não consegui fazer a corrida entre 1h40min e 1h50min, então a meta seria fazer menos de 2h. Terminei com 1h57min41seg

Para aguentar os 21km foi usei os GU Energy (http://guenergy.com/), Antes da prova usei o GU Brew Eletrolyte, sabor Lima-Limão. é um Isotônico Hidroleletrolítico que possui em sua composição um balanço adequado entre carboidratos simples e complexos assim como eletrólitos vitais e sais essenciais, como o sódio e o potássio, para manter o equilíbrio de seu corpo antes, durante e após as atividades físicas, promovendo assim, sua performance e garantindo uma hidratação mais adequada durante suas atividades.
E durante a prova usei o GU Energy Gel, produto utilizado durante as atividades esportivas é o precursor da categoria e líder norte-americano na venda de gel energético. GU Energy Gel recebeu o selo de ouro por quatro anos consecutivos pelo Instituto Americano de Culinária como o gel energético mais saboroso dentre todos os concorrentes. Mas sua fórmula vai além do paladar. O melhor sabor está vinculado a uma rápida absorção pelo corpo.
GU Energy Gel utiliza ingredientes naturais e neutros, próximos ao pH fisiológico, ou seja, o índice de acidez do produto é praticamente igual ao da água (neutro). Assim, GU é facilmente absorvido, gerando energia imediata durante e bem-estar depois de sua ingestão.
GU Energy Gel possui um mix nutricional único que proporciona ao atleta e esportista um trio completo para a sua perfomance: energia, sustentação e recondicionamento. Não é à toa que ele é o gel oficial de mais de 70 competições nos EUA.
GU Energy Gel com sua fórmula única é o repositor energético mais completo para a prática esportiva. Além dos beneficios básicos de um gel de carboidratos, Gu Energy Gel é composto de um super mix nutricional que garante energia rápida antes, reposição durante e recuperação muscular após os treinos e competições.
Super mix nutricional GU Energy Gel:
•Cafeína: Reduz a percepção de esforço, pois modifica o limiar da dor, melhorando a performance. Além de ajudar na metabolização de gordura.
•Histidina: Um analgésico natural que neutraliza o acúmulo de ácido láctico nos músculos.
•Maltodextrina: Carboidratos complexos que garantem energia duradoura durante a prática esportiva.
•Vitaminas Anti-Oxidantes: Vitaminas C e E que oferecem uma defesa contra os estragos nos tecidos musculares pelos radicais livres, atuando contra o envelhecimento precoce.
•BCAAs: Aceleram o processo de restauração muscular e retardam a fadiga central.
Gu Energy Gel está presente em grandes eventos em todo mundo. GU Energy Gel é o gel energético oficial do Ironman do Havaí, da Maratona de Seattle, da Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar e do Extra Distance.
* As informações acima constam da ficha técnica do produto fornecida pelo importador (Fonte site Corpo Perfeito)
É um dos mais caros energéticos em gel, mas o sabor realmente é o melhor na minha opinião. Toda corrida utilizo 1 pelo menos, em média 1 sache 30 min antes da largada, e 1 a cada 30min de prova. Segue os dados no link Prova 21km 13.05.2012 07:35
Abaixo segue figuras do percurso. Figura do Batimento, Temperatura, Ritmo por km (min/km), Altitude (Pensa no morro, rs).
O total foi 21,43km. Gasto calórico de 2181kcal, Tempo 1h57min25seg, ritmo médio 5:35min/km(10,7km/h), FC Máx 194bpm (107%), FC Méd 182bpm (101%). Pace máximo 4:07min/km,
Aproveitando FELIZ DIA DAS MÃES a todas as mães. Em especial para a minha!
Espero que tenham gostado da postagem desta prova. Grande abraço a tod@s! Até a próxima corrida. Comentem aí...
Outros links relacionados ao evento:

Comentários

  1. Lucas que bacana esse seu blog logo logo vc pode transformá-lo em um livro....Almir

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas